quarta-feira, 25 de abril de 2012

Lendas do Futebol Jamaicano #1 - Gil Heron

Assim como no Brasil, o principal esporte na Jamaica é o Futebol. Nossa seleção já revelou centenas de jogadores para o Mundo e nomes como Pelé, Garrincha, Ronaldo, Romário, Zico e etc. são lembrados facilmente.

Agora, você se lembra de algum jogador Jamaicano?
Apesar da seleção Jamaicana não dispor de tanta qualidade técnica e tamanha visibilidade como a nossa (encontra-se atualmente na posição 56 do ranking FIFA), existem nomes que fizeram história na seleção da ilha, e o primeiro a ser lembrado será Gil "Black Arrow" Heron.


Gil nasceu em 9 de abril de 1922 em Kingston, Jamaica. Ainda jovem, se mudou para o Canadá, onde assinou contrato com Detroit Corinthians e posteriormente Detroit Wolverines, onde foi artilheiro na liga norte-americana de 1946. Além de centroavante, ainda era Boxeador.

Em 1951 assinou contrato com o Celtic. O clube escocês fazia turnê na américa do norte e gostou do futebol do Jamaicano. Detalhe: Heron foi o primeiro jogador negro da história do Celtic.

O "Black Arrow" fez apenas 5 partidas pela equipe, marcando 2 gols. Depois de liberado pela equipe teve passagens por alguns clubes até voltar ao Detroit Corinthians.

Heron veio a falecer em Detroit em 2008, de ataque cardíaco.

Era pai do famoso poeta e músico de jazz Gil Scott-Heron, considerado o padrinho do rap.

Gil Scott Heron - Inner City Blues

0 comentários:

Postar um comentário

Oque Achou?? Comente!