sábado, 5 de maio de 2012

Heróis Jamaicanos - Paul Bogle


Paul Bogle nasceu em 1822, possívelmente em Stony Gut, St Thomas - Jamaica.

Paul nasceu em um momento de transição na Jamaica, com a escravidão prestes a ser abolida em 1834, porém o poder ainda continuava nas mãos da população branca.

Negros tinham o direito de votar, isso é claro, se soubessem ler e escrever (extrema minoria da população).

Bogle tinha uma situação financeira melhor do que a média dos outros ex-escravos, possuia propriedade particular com 500 hectares de terra e era alfabetizado.

Foi um período muito turbulento, pois os grandes proprietários de terra não aceitavam que os ex-escravos tivessem direito algum, e com a seca de 63-64 já haviam boatos da intenção dos brancos em trazer de volta a escravidão.

Paul era católico e diácono batista, conhecido por todos em sua cidade. Ele usou muitas das lições bíblicas para ajudar sua comunidade a sobreviver perante as injustiças da época.

Na primeira tentativa de protesto, Bogle tentou organizar uma marcha até a sede do governo reinvindicando justiça racial, porém não se sabe qual o motivo da desistência das pessoas.

Em 7 de outubro de 1865 um jamaicano negro foi acusado e considerado culpado pela invasão em uma fazenda abandonada. Bogle e a população protestaram e libertaram o homem a força. Voltou para Stony Gut como foragido da polícia, porém a população local o deu suporte.

Em 11 de outubro de 1865, se deu a Revolta de Morant Bay. Paul levou 300 pessoas a Morant Bay, que marcharam novamente a sede do governo, onde foram recebidos a tiros, deixando cerca de 20 pessoas do grupo mortas. O que começou como protesto, tornou-se rebelião e a cidade ficou sob o controle de 2000 rebeldes.

A população branca já temia que a revolta se espalhasse para o resto da Jamaica, e então o governador britânico Edward Eyre enviou tropas para acabar com a rebelião.

A cidade de Stony Gut foi completamente destruída. Cerca de 400 negros jamaicanos foram mortos pelas tropas, 300 foram presos e posteriormente executados e 600 punições, como surras e sentenças de prisão.

Paul Bogle foi um dos presos, condenado e enforcado em 24 de outubro de 1865.


Bob Marley fez uma referência a Paul Bogle em uma de suas canções, "So Much Things to Say".
Nela ele se refere as pessoas que viraram as costas a Bogle em uma de suas tentativas de protesto.

"I'll never forget, they turn they back on Paul Bogle."
''Eu nunca esquecerei, eles viraram as costas para Paul Bogle''



Bogle é considerado um herói nacional da Jamaica por conta da Revolta de Morant Bay, e pelos seus princípios de caridade e resistência.

0 comentários:

Postar um comentário

Oque Achou?? Comente!