THE GODFATHER OF ROCKSTEADY
No final dos anos 50 ele se juntou com Eddie Perkins formando "Alton & Eddie" e gravando o sucesso "Muriel". Quando Perkins saiu da Jamaica para os Estados Unidos, Ellis deixou o Studio One e migrou para a Trojan Records.
Após sucessos como "Girl I've Got A Date" com os "The Flames" em 1965 Ellis trabalhou com LLoyd Charmers e Heptones além de duetos com sua irmã Hortense Ellis e Phyllis Dillon (Love Letters). O disco "Mr. Soul Of Jamaica" foi notoriamente um dos melhores da Jamaica. Depois de passar dois anos no Canadá se mudou para o Reino Unido em 74, onde abriu uma loja de discos e uma gravadora, ambas chamadas "All-Tone".
Ellis explica como surgiu o ritmo
"Eu estava fora de cena por algum tempo durante o período de ska e quando voltei e entrei para o estúdio Treasure Isle, cheguei lá com um humor diferente. A música tornou-se mais lenta, o que deu ao baixista tempo para jogar mais notas. Em 1965 eu a chamei de rocksteady. A primeira música rocksteady foi 'Girl I've Got A Date'. Aquela ainda estava um pouco rápida, pendendo para o ska. Ela virou tendência e fez a Treasure Isle o estúdio de número um."
Ellis continuou na ativa até que sua saúde começou a piorar. Em 2007 foi internado em Londres para tratar um cancêr linfático.
Sua falência veio no dia 10 de outubro de 2008 no hospital Hammersmith em Londres.
Assim como a maioria dos artistas jamaicanos, foi realizado um funeral no dia três de novembro aberto aos fãs além da participação de cantores como Tinga Stewart e Ken Boothe (companheiro de Trojan).
0 comentários:
Postar um comentário
Oque Achou?? Comente!