sexta-feira, 15 de julho de 2011
Gregory Isaacs - Mr. Cool Ruller (1951-2010) Parte 1 [1/2]
Gregory Isaacs (1951-2010) foi um dos maiores cantores do reggae, seu estilo elegante nas apresentações e sua voz única fizeram-o de uma das maiores lendas da história.
Anthony Gregory Isaacs nasceu em 15 de julho de 1951 em Kingston JA, foi o primeiro filho de Lester Isaacs e Murrary Enid. Na infância, trabalhou com inúmeras coisas, desde marceneiro à pintor.
Na sua adolescência, como tantos outros músicos, se destacava e vencia vários concursos de talentos (muito populares na época) quando em 1968 gravou seu primeiro disco, um dueto com Winston Sinclair, "Another Heartache", com produção de Byron Lee.
Gregory Isaacs - "Another Heartache"
Como o single não vendeu nem agradou o suficiente, em 69 Gregory foi integrar o grupo "The Concords" (por pouco tempo) juntamente com Penroe e Bramwell, e gravaram alguns sons como "Buttoo" e "Don't Let Me Suffer" para Rupie Edwards.
The Concords - "Buttoo"
Sem alcançar muito sucesso mais uma vez, Greg resolveu se lançar em carreira solo, uma sábia decisão.
No início dos anos 70, gravou para Prince Buster. Uma de suas primeiras gravações solo foi "Dancing Floor".
Gregory Isaacs - "Dancing Floor"
Em 73 fundou seu próprio selo de gravação, o "African Museum" juntamente com seu amigo Errol Dunkley, e gravaram para diversos produtores até o fim da década pra financiá-lo.
A partir de então foi se aperfeiçoando e se formando o artista que viria a "estourar". Suas gravações já eram baladas românticas acompanhadas do estilo único de Gregory, que com o passar do tempo incorporadas também à música de protesto, culturalmente falando.
Dois anos após a criação do selo, vendeu mais de 42 mil cópias com o álbum "In Person", na produção de Alvin Ranglin, que contribuiu com muitos álbuns de Isaacs. Dois álbuns vieram em seguida, em 76 "Mr. Isaacs" e em 77 "Extra Classic".
Gregory Isaacs - "Mr. Cop" (álbum Extra Classic)
Sua carreira já havia embalado, um ano depois gravou "Cool Ruler" e em 79 "Soon Foward", ambos para seu selo. Em 1980 já era um astro do reggae, com turnês pela Europa e Estados Unidos, e apresentações na TV (como o Filme "Rockers") já o tornavam reconhecido em todo público regueiro.
Um ano mais tarde gravou "My only Lover", considerada uma das músicas mais lindas da carreira, e o álbum "More Gregory", ambos saíram pelo selo Charisma.
Gregory Isaacs - "My Only Lover"
Em 1982 certamente seu maior hit foi lançado, a parceria com a Island Records resultou em "Night Nurse", sucesso internacional. Também gravou dois anos depois "Easy".
Gregory Isaacs - "Night Nurse"
Em meados dos anos oitenta já era atormentado por problemas pessoais e procurado pela lei por porte de drogas (mais pesadas) e arma, acabou sendo preso na penitenciária geral de Kingston. Após ser libertado, recebeu diversas propostas e como não tinha grana, gravou para muita gente diferente.
Seria óbvio acreditar que depois dos problemas pessoais, seja com a lei ou drogas, a qualidade musical seria afetada. Muito pelo contrário, como podemos ouvir nas sucessões de álbuns como "All I Have Is Love, Love, Love" em 86, Victim um ano depois, Red Rose for Gregory em 88, e etc.
Gregory Isaacs - "First Aid"
Os anos 90 e 2000 foram menos agitados, porém com grandes lançamentos como : "Hold Tight","Call me Collect","Dreaming" e "Brand New Me".
Gregory já vinha lutando contra um câncer no pulmão, porém infelizmente em 25 de outubro de 2010 veio a falecer na sua casa, em Londres.
Considerado um dos maiores ícones do reggae por diversos fatores: voz, romantismo, personalidade (chegou a doar até um carro e várias cadeiras de roda), o rudeboy sempre será lembrado por todos os fãs no mundo inteiro. A Lenda vai, o legado fica.
0 comentários:
Postar um comentário
Oque Achou?? Comente!